Monumento no Pátio da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

0

Monumento no Pátio da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

Para ficar claro para a sociedade os valores da vida pública de Montoro, um amigo de juventude de Montoro, Dr. Chopin Tavares de Lima, organizou a construção de um monumento no Pátio da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo quando estava na presidência o Deputado Vanderlei Macris.

A homenagem da Assembleia Legislativa deveu-se ao fato de Montoro ser um dos políticos mais atuantes do país, foi um dos responsáveis pela retomada da democracia após o governo militar instalado em 1964. O monumento aos seus ideais, cravando ali seus valores da vida pública, de autoria do escultor Santos Lopes, tem 8 metros de altura e 7 metros de largura. Sob a figura em bronze do ex-governador, uma base serve de suporte para seis placas relativas a fatos marcantes de sua vida pública como professor e político. A ONG Associação de Cultura Democrática Paulista foi criada com a finalidade de captar recursos, sob incentivo da Lei Rouanet, para concretizar a homenagem ao ex-governador.

Quanto às placas de bronze ao seu redor, representando o ideário do ex-governador, foram assim dispostas:

1ª placa – PUC – André Franco Montoro – Professor da PUC/SP e Presidente da Assembleia Legislativa – Humanismo Cristão: ética, justiça e solidariedade.

2ª placa – Integração da América Latina – Para a América Latina a opção é clara: integração ou atraso.

3ª placa – Descentralização – Governo mais perto do Povo – Ninguém mora na União ou no Estado. As pessoas vivem no município.

4ª placa – Participação: exercício da cidadania – O fundamento da participação é o respeito à dignidade da pessoa humana.

5ª placa – Ecologia – A escassez é uma ameaça à humanidade.

6ª placa – Diretas JÁ – Construamos juntos a democracia – Comício da Praça da Sé – 25/01/1984.

(do livro Franco Montoro – um professor solidário – Educ)

Share.

About Author

Comments are closed.